top of page

Um pouco sobre Ticiana Parada

    Ticiana Parada é carioca moradora de Niterói. Desde pequena adorava desenhar e pintar influenciada pelo seu pai que pintava nas horas vagas. É formada em Pedagogia , estudou Arte Moderna e Educação Ambiental pela PUC RJ e Expografia e Projetos pela EAV Parque Lage. Trabalhou durante quase 30 anos em instituições de ensino sempre envolvendo a arte em seus projetos. Hoje vive se dedicando completamente a arte, fazendo projetos e exposições.

     Se inspira no artesanato, na literatura e nas músicas brasileiras refletindo, em suas obras, um retrato da vida comum e das questões sociais. Ainda tem como  influências: Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Pablo Picasso, Käthe Kollwitz, Fayga Ostrower, entre outros. 
     Em seus trabalhos usa tintas acrílica, óleo e material reciclado.
   Participou de projetos de arte e de exposições individuais e coletivas no Brasil e Exterior  tais como ESPAÇO BB GALLERY CASSINO ATLÂNTICO, FESTIVAL CULTURAL DO BRASIL EM VIENA,  ANJOS ART GALLERY SP, CASA CÂNDIDO PORTINARI,  COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA SEMANA DE ARTE MODERNA NA SECRETARIA DE CULTURA DE VOLTA REDONDA E NO MUSEU CASA DOS CONTOS EM OURO PRETO MG, FUNDAÇÃO CEPERJ, CCBB de Brasília, SECRETARIA DE CULTURA DE NITERÓI RJ, entre outras.
   Suas obras podem ser encontradas nas galerias COLETIVA9 em POA, Casa Calango BA, CEPERJ e na SECRETARIA de CULTURA de VOLTA REDONDA.

IMG_20220324_113602.jpg

“Quando olho para o futuro, consigo me imaginar colaborando para que a cultura e a arte brasileira sejam interpretadas de uma forma mais popular, a qual todos sejam capazes de contemplar. Espero que a arte nos guie –principalmente – agora nesses tempos tão sombrios."

Ticiana Parada

Individuais

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. Let your users get to know you.

Coletivas

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. Let your users get to know you.

Comentários sobre Ticiana Parada

"O trabalho da Ticiana é extremamente expressivo e único. Gosto muito das obras de figuras humanas e bichos, suas cores e pinceladas têm uma assinatura, algo que só ela faz. Vontade de encher minha casa inteira com a arte que ela produz."

 

Fernando Conzedey - Estilista Internacional - 2021
 

" Sua arte Ticiana, nos transporta para um mundo de cores e indagações. Seus traços me trazem reflexões sobre o nosso povo, nossa terra e a humanidade. Entre cores, olhares e traços, observamos a pluralidade de sua arte. Sou fã e acompanho seus trabalhos desde o início."

 

Luciana Montez - Jornalista - 2020

"Você tem o teor da arte na alma. Ela ressignifica e compõe suas obras com muita verdade, trazendo elementos do imaginário e do real, transformando tudo em uma sinfonia harmônica de cores e fantasia. Sua arte é critica e transparente e nos faz querer mergulhar em suas imagens."

 

Ana Carolina Bonavita - Escritora e Artista Plástica - 2021

"Gostaria de parabenizá-la pela sua arte, pois transborda alegria e explosão de cores e do imaginário. Impossível não nos determos com os olhos nas suas obras."

 

Ricardo Bonavita - Diretor de Vídeo e Cinema e Documentarista - 2021

Entrevistas e Reportagens

DIÁRIO DO VALE

Artista plástica do Rio doa obra para a Secretaria de Cultura de Volta Redonda

ENFOCO

Exposição “Bonde 21” em sala cultural no Ingá em Niterói

GABRIELA NASSER COMUNICA

Sala José Cândido de Carvalho abre a exposição “Bonde 21”, formada por um coletivo de artistas

AGENDA BH

Centenário da Semana de Arte Moderna

é celebrado em Ouro Preto 22/04 a 23/04

A VOZ DA CIDADE

Obra ‘O Contador de Histórias’ é doada para Volta Redonda

O GLOBO / RIO

Em Niterói, a arte contemporânea pede passagem com ‘Bonde 21’

GLOBO PLAY / SE JOGA

'Cantinho da Arte': Quadro 'Os Brasis' mostra um pedacinho de cada canto do país

BH EVENTOS

Centenário da Semana de Arte Moderna é celebrado em Ouro Preto em grande estilo

JORNAL O ESPETO

Centenário da Semana de Arte Moderna

é celebrado em Ouro Preto em grande estilo

bottom of page